Foram recentemente implementadas ao nível da União Europeia (UE) três Plataformas Temáticas de Especialização Inteligente destinadas a facilitar a cooperação interregional entre as regiões da UE e as suas partes interessadas, a fim de desenvolver projetos de investimento.
O objetivo é ajudar as regiões da UE a combinar as competências disponíveis e as que faltam nas áreas RIS3 – Estratégias Nacionais/Regionais de Inovação para uma Especialização Inteligente, bem como a mobilizar as partes interessadas privadas e a desenvolver projetos de investimento concretos em áreas específicas de interesse comum, tais como a digitalização e outras tecnologias-chave favoráveis.
As três plataformas denominadas Smart Specialisation Platform S3 abordam os setores da Energia, Agro-alimentares e Modernização Industrial, tendo sido lançadas no passado dia 2 de junho, durante a Conferência ‘Smart Regions’ as Plataformas‘Modernização Industrial’ e ‘Agroalimentar’ que se juntam à já existente Plataforma ‘Energia’.
O arranque destas Plataformas S3 traduz-se em alguns eventos que serão promovidos em:
Barcelona | 16-17 de novembro – Plataforma de Especialização Inteligente ‘Modernização Industrial’
Florença | 6-7 de Dezembro – Plataforma de Especialização Inteligente ‘Agroalimentar’
Para mais informações sobre como aderir, trabalhar em conjunto e beneficiar do apoio da UE através das Plataformas, consulte os links da Plataforma S3:
| Plataforma de Especialização Inteligente ‘Agroalimentar’
| Plataforma de Especialização Inteligente ‘Modernização Industrial’
| Plataforma de Especialização Inteligente ‘Energia’
Esta é uma oportunidade para as regiões apresentarem uma “Expressão de interesse” nas plataformas de Modernização Industrial, Agro-alimentar ou Energética para uma área temática específica relacionada com os seus domínios prioritários.
Neste contexto, a Comissão lançou também, no âmbito da Plataforma Europeia de Colaboração em Clusters, um convite à manifestação de interesse para a criação de parcerias europeias de Agrupamentos Estratégicos para Investimentos em Especialização Inteligente.
Plataformas S3
A Especialização Inteligente é uma abordagem inovadora que promove uma utilização eficiente e orientada dos investimentos públicos em Investigação e Inovação, a fim de permitir aos países e às regiões capitalizarem os seus pontos fortes e criarem novas vantagens competitivas.
As Estratégias Nacionais e Regionais de Especialização Inteligente servem de bússolas para os investimentos dos FEEI – Fundos Europeus Estruturais e de Investimento em Investigação e Inovação.
135 Regiões indicaram as prioridades relacionadas com a Modernização Industrial como uma das suas principais áreas de investimento sob Especialização Inteligente, destacando assim o enorme potencial de projetos conjuntos.
A primeira Plataforma Temática de Especialização Inteligente foi criada em 2015 para promover a cooperação inter-regional no domínio da ENERGIA.
As Plataformas, geridas pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, proporcionam especialização, aconselhamento e oportunidades de criação de redes através de workshops e seminários.
Fonte: RegioFlash-CE