Foi lançada a 2ª edição do “Prémio Empreendedorismo e Inovação – Agricultura, Agro-Indústria, Floresta e Mar“, cujo objetivo é promover a cultura de empreendedorismo e inovação e premiar quem investe nestes sectores, organizado pelo Crédito Agrícola, em parceria com a INOVISA, entidade coordenadora da Rede Inovar.
Depois do sucesso do ano passado, com mais de 130 candidaturas submetidas, “a edição deste ano tem ao dispor um total de 32.500 euros, a atribuir aos vencedores das cinco categorias e ainda às menções honrosas”, refere a instituição em comunicado. Aos prémios pecuniários, junta-se a possibilidade de acesso a condições especiais em produtos e serviços financeiros integrados no portefólio do CA.
Premiadas com 5 mil euros serão a melhor ideia, projeto ou empresa inovadora em cada uma das cinco categorias: “Produção e Transformação”, Comercialização”, “Inovação em Parceria”, “Jovem Empresário Rural” e “Projeto de Elevado Potencial promovido por Associados do Crédito Agrícola”. Nas três primeiras categorias são ainda atribuídas Menções Honrosas no valor de 2.500 euros cada.
O concurso admite candidaturas de produtos, processos ou serviços, relacionados com os sectores agrícola, agro-industrial, florestal e do mar, que podem ser submetidas em nome individual ou de entidades coletivas. Na avaliação dos projetos o júri terá em conta a inovação; a relevância, isto é, enquadramento nos objetivos da estratégia de especialização inteligente; o impacto/potencial de mercado; e a sustentabilidade económica, social e ambiental.
As candidaturas são gratuitas e estão abertas até 1 de Julho (até às 18h00). Os interessados devem inscrever-se através de formulário próprio disponível no site do Crédito Agrícola ou em www.premioinovacao.pt.
Ciclo de seminários
Integrada nesta iniciativa, o Crédito Agrícola e a INOVISA promovem um ciclo de seminários em vários pontos do país, que contam com a presença de representantes das respetivas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e reconhecidos especialistas.
Destinados a empresários, agricultores, produtores e entidades destes sectores, os seminários visam sensibilizar os participantes sobre oportunidades futuras no âmbito do PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural do continente e do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, e apresentar casos de estudo ao nível do empreendedorismo sectorial sob diferentes perspetivas.
O primeiro seminário decorreu a 17 de Abril, no Porto, com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e a segunda sessão teve lugar em Viana do Castelo no dia 24 de Abril. Seguem-se as sessões em Évora (7 de Maio), Faro (24 de Junho), Figueira da Foz (30 de Junho) e a sessão de encerramento, com a entrega dos prémios, que decorrerá em Lisboa, no mês de Novembro.