A aposta na Cooperação Transfronteiriça marcou o XI Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal (CTGNP), que se realizou a 15 de maio, no INL – Instituto Ibérico de Nanotecnologia, em Braga, um projeto cofinanciado pelos Programas POCTEP e ON.2 no anterior período de programação QREN 2007-2013.

O encontro além de apresentar um balanço do trabalho realizado na Euro-região e de perspetivar investimentos futuros, marcou a passagem da Presidência da CTGNP da CCDR-N – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, para a Junta da Galiza tendo incluido a apresentação de boas práticas de cooperação transfronteiriça entre as duas regiões.

A Europa tem respeito e interesse na Euro-região Galiza-Norte de Portugal”, destacou o Presidente da Junta da Galiza, Alberto Núñez Feijóo.

Nestes dias em que a Europa respira um pouco melhor, reveste-se da maior importância a realização deste plenário”, reiterou Pedro Marques, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, que presidiu à sessão de encerramento.

O governante destacou a relevância das relações bilaterais entre o Norte de Portugal e a Galiza numa altura em que está agendada a próxima Cimeira Ibérica, a realizar a 29 e 30 de maio, em Vila Real, e reiterou que o aprofundamento da cooperação é a melhor forma de responder aos desafios económicos e de coesão.

Em vista está a entrega, conforme referiu o Presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, de um documento elaborado no contexto da CTGNP aos governos de Espanha e de Portugal.

Este documento identifica um conjunto de medidas prioritárias para promover a cooperação entre os dois países e que prevê combater desafios comuns dos quais se destaca o envelhecimento ativo, a aposta na Investigação, no Turismo e nas Infraestruturas.

 

Fonte: CCDR-N