PO CH – Programa Operacional Capital Humano, abriu o período de candidaturas para os Cursos de Educação e Formação de Jovens até às 18 horas do dia de 22 de janeiro de 2018.

As ações a financiar permitem promover um ensino metodologicamente direcionado para uma abordagem prática, assegurando a continuidade dos estudos e proporcionando o desenvolvimento de capacidades de âmbito profissional aos alunos.

AVISO Nº POCH – 66-2017-07 para a apresentação de candidaturas aos Cursos de Educação e Formação de Jovens, nas regiões de intervenção do PO CH, Norte, Centro e Alentejo, é dirigido às entidades beneficiárias previstas no Ponto 3 do Aviso.

As entidades podem formalizar as suas candidaturas no Balcão 2020 a partir de dia 22 de Dezembro até às 18 horas do dia de 22 de janeiro de 2018, conforme definido no respetivo  AVISO de abertura de concurso.

As operações a apoiar enquadram-se no Eixo Prioritário 1 – Promoção do sucesso educativo, do combate ao abandono escolar e reforço da qualificação dos jovens para a empregabilidade, incidindo o presente aviso nos Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF), iniciados no ano letivo de 2017/2018, para financiamento do ciclo formativo.

As metas a contratualizar com as entidades beneficiárias no âmbito deste concurso são 80% de diplomados nas ofertas formativas dirigidas à promoção do sucesso educativo de nível ISCED 2 e 50% de taxa de empregabilidade ou prosseguimento de estudos nos seis meses seguintes à conclusão do curso.

As entidades candidatas comprometem-se ainda com uma meta para o indicador de realização da operação – jovens apoiados nas ofertas formativas dirigidas a promoção do sucesso educativo de nível ISCED 2.

O número de formandos apoiados nesta tipologia de operação contribui para o indicador de realização do Programa – Jovens apoiados nas ofertas formativas dirigidas a promoção do sucesso educativo de nível ISCED 2.

À data de 31 de dezembro de 2016 já tinham sido apoiados 21 393 formandos, quase 50% da meta definida para 2023 que é de 44 650. Com esta modalidade pretende-se assegurar a inclusão de todos no percurso escolar.

São objetivos desta ação criar condições para o cumprimento da escolaridade obrigatória, impulsionando medidas que promovam a qualidade do ensino, o sucesso escolar e a redução do abandono escolar, criando ofertas mais adaptadas aos jovens que procuram um ensino mais prático, mais técnico e mais ligado às empresas, sem prejuízo da sua sólida formação geral.

 

Fonte: PO CH