O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) instituiu o Prémio Jacques Delors – Modalidade Ensaio Académico com o objetivo de incentivar o aparecimento de obras de investigação inéditas, em língua portuguesa, sobre temas europeus.
Englobando dissertações de mestrado e teses de doutoramento que não tenham sido objeto de publicação, privilegiando-se, ainda, as obras que incidam sobre temas atuais e inovadores da realidade europeia.
Na edição de 2016, os originais dos trabalhos de investigação sobre a União Europeia, da autoria de licenciados (a título individual ou em grupo), redigidos em língua portuguesa, deverão ser enviados ao CIEJD até 15 de dezembro de 2015.
O Prémio Jacques Delors contemplará a edição da(s) obra(s) premiada(s) e uma compensação pecuniária única de € 4.000,00 (quatro mil euros), a título de prémio e da contrapartida pela transmissão dos direitos de autor; podendo ainda, ser atribuída a distinção de uma ou mais menções honrosas.
A cerimónia pública de entrega do Prémio decorre, habitualmente, por ocasião das celebrações do Dia da Europa (9 de maio) ou em data a definir.
Consulte o Regulamento 2016 e conheça os trabalhos premiados.
Fonte: CIEJD