NORTE-08-5266-FSE-000097
Objetivo principal | Investir na educação, na formação e na formação profissional para aquisição de competências e a aprendizagem ao longo da vida
Região de intervenção | NORTE 2020
Entidade beneficiária | Município de Vila do Conde

Data de aprovação | 18-01-2018
Data de início | 02-01-2018
Data de conclusão |31-08-2020
Custo total elegível | 502881,74€
Apoio financeiro da União Europeia | FSE 427449,48€

 

Câmara Municipal implementa projeto inovador de combate ao insucesso escolar

Foi apresentado hoje à comunidade e à comunicação social o projeto “Octante”, que visa a promoção da coesão social, do combate ao insucesso e abandono escolares.
A abertura da sessão foi feita pela Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, que explicou as razões porque o Município de Vila do Conde decidiu implementar este inovador projeto, cabendo à VicePresidente, com competências na Educação, Dra. Lurdes Alves, o enquadramento da iniciativa, o que foi explicado de forma pormenorizada.
Nesta fase de arranque, o projeto abrangerá cerca de 2.900 alunos do 1.º ciclo do ensino básico, provenientes de 33 escolas do concelho, estando previstas algumas ações direcionadas para o 2º ano de escolaridade, face às elevadas taxas de retenção, estando envolvidas equipas multidisciplinares de professores, psicólogos e técnicos de diferentes áreas, que, entre outros cursos, vão usar as tecnologias de informação, nomeadamente computadores e tablets, para melhorar os índices de aprendizagem das crianças.

Esta iniciativa, para além de combater o insucesso escolar através de respostas especializadas às necessidades de cada criança, pretende também reforçar a participação das famílias em todo processo, como forma de detetar, precocemente, situações de potencial risco.

O programa terá a duração de três anos e terá um investimento de mais de 500 mil euros, tendo frequentes monitorizações para avaliar os objetivos, que passam pela redução de 25% da taxa de retenção e desistência e de 10% no número de níveis negativos na avaliação.

A Presidente da Câmara Municipal salientou que, com este projeto, “vamos atribuir alguns recursos que as escolas não têm, para criar um novo modelo de aprendizagem, mais apelativo, ilizando as tecnologias e práticas que as crianças conhecem”, acrescentando a “importância de ir ao encontro das crianças para as cativar para o estudo”, considerando ser primordial “ir à raiz do problema para que se torne possível combater o insucesso escolar”.

A monitorização e avaliação do projeto são da responsabilidade da SINCLab – Social Inclusion Laboratory – da Faculdade de Psicologia e de Ciências e foi objeto de candidatura ao Programa Regional do Norte – Norte 2020. Educação da Universidade do Porto, tendo ainda enquadramento no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Área Metropolitana do Porto PIICIE).

A sessão também contou com a presença, entre outros, do Presidente da Assembleia Municipal, de Vereadores, de Presidentes de Junta e dos Diretores dos Agrupamentos de Escolas. Para além do Dr. Rui Serôdio, da Universidade do Porto, que interveio para explicar a interligação entre o projeto “Octante” e a SINCLab.