Estão abertas até ao dia 4 de abril de 2016 as candidaturas aos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2016 uma iniciativa da Comissão Europeia que distingue anualmente boas práticas de promoção do Empreendedorismo na Europa.
Enquadrados nas prioridades da Estratégia Europa 2020, que privilegia um crescimento económico sustentável e inclusivo na União Europeia, os Prémios Europeus de Promoção Empresarial distinguem projetos desenvolvidos em seis grandes categorias:
CATEGORIAS PRÉMIOS EUROPEUS DE PROMOÇÃO EMPRESARIAL 2016
- Promoção do espírito de empreendedorismo: distingue ações e iniciativas a nível nacional, regional ou local, que promovam o espírito empreendedor, especialmente entre os jovens e as mulheres.
- Investimento nas competências empreendedoras: distingue iniciativas a nível local, regional ou nacional, que melhorem as competências no domínio do empreendedorismo e da gestão.
- Desenvolvimento do ambiente empresarial: distingue políticas inovadoras a nível nacional, regional ou local, que promovam a criação e o desenvolvimento empresarial, simplifiquem procedimentos legislativos e administrativos em domínios relacionados com a atividade das empresas, e implementem o princípio “Pensar primeiro em pequena escala” para as Pequenas e Médias Empresas (PME).
- Apoio à internacionalização das empresas: distingue políticas e iniciativas a nível nacional, regional ou local, que incentivem as empresas, particularmente as PME, a beneficiarem mais das oportunidades oferecidas pelos mercados dentro e fora da União Europeia.
- Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos: distingue políticas e iniciativas a nível nacional, regional ou local, que apoiam o acesso das PME aos mercados ecológicos e ajudam a melhorar a eficiência dos seus recursos.
- Empreendedorismo responsável e inclusivo: distingue ações nacionais, regionais ou locais por parte das autoridades ou de parcerias público-privadas, que promovam a responsabilidade social nas PME e incentivem o empreendedorismo junto de grupos desfavorecidos, tais como desempregados, especialmente os desempregados de longa duração, imigrantes, pessoas com deficiência ou minorias étnicas.
Consulte Mais Informações sobre esta iniciativa da Comissão Europeia, com coordenação nacional do IAPMEI.