CE adota Grande Projeto na região Norte que impulsionará a capacidade de exportação de Portugal
A Comissão Europeia (CE) adotou hoje um Grande Projeto no valor de 61,2 milhões de euros, dos quais 15,4 milhões provindos do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, destinado à reconversão e ampliação das instalações industriais de Vila Nova de Famalicão, o que aumentará a capacidade de produção no domínio dos produtos inovadores e de elevado desempenho.
A esse respeito a Comissária da Política Regional, Corina Creţu, afirmou estar particularmente satisfeita com a adoção deste projeto já que “sempre que apoiamos a inovação industrial e o desenvolvimento de produtos com elevado valor acrescentado e um verdadeiro potencial de exportação estamos a contribuir diretamente para a criação de crescimento e emprego“.
O investimento para o desenvolvimento de produtos inovadores e de elevado desempenho na indústria de pneus no Norte do país irá criar diretamente cerca de 100 postos de trabalho. A nova produção, quase na totalidade destinada à exportação, contribuirá desta forma para a competitividade económica de Portugal.
O projeto é financiado no âmbito do Eixo Prioritário II «Inovação e renovação do modelo empresarial e dos padrões de especialização» e contribui para a realização das prioridades do FEDER para 2007-2013 no âmbito dos «Fatores de Competitividade».
Para o período de 2007-2013, Portugal recebeu 21,51 mil milhões de EUR de Fundos da Política de Coesão e para 2014-2020 deverá contar com 21,46 mil milhões.
Mais informações:
- Open Data Portal for the ESI Funds 2014-2020
- «Grandes Projetos» financiados pela UE
- A Política de Coesão Europeia em Portugal 2007-2013
- A Política de Coesão Europeia em Portugal 2014-2020
- Política de Coesão da UE 2014-2020
Saiba mais sobre assuntos europeus no website da Representação da CE em Portugal.