A Comissão Europeia aprovou a proposta de Reprogramação do PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, que tinha sido submetida no passado mês de agosto.
A Reprogramação do Programa assenta em intervenções que garantam a progressiva estabilização nos planos económicos e social no quadro da crise provocada pela pandemia COVID -19, encontrando-se alinhada com as perspetivas macroeconómicas previstas para 2020 e 2021, que antecipa no mercado de trabalho uma redução do emprego de 3,9% em 2020 e um aumento da taxa de desemprego que deverá atingir os 9,6%.
Nestes termos, a Reprogramação permite dar uma resposta eficaz e adequada de politica pública com base em programas de apoios à contratação e estágios e programas de formação e requalificação para desempregados.
A Reprogramação incide na realocação de verbas entre Eixos e Tipologias de Operações, tendo em vista a retoma progressiva da atividade económica no quadro da crise provocada pela pandemia COVID -19, com o aumento do desemprego e o agravamento da situação social, identificando as políticas ativas de emprego como áreas essenciais a reforçar e direcionadas para o combate ao desemprego.
Fonte: POISE