A Comissão Europeia decidiu lançar uma campanha de comunicação intitulada #investEU numa tentativa de repor o reconhecimento da efetiva contribuição da União Europeia na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos europeus.
Cerca de 25% dos portugueses sabem pouco e mal têm opinião sobre a União Europeia (UE), um número que leva Portugal a ser um dos alvos de uma campanha que pretende mostrar as vantagens de pertencer a uma união cada vez mais atacada, sobretudo depois do Brexit.
Com a denominação de #investEU, esta campanha arrancará em abril, terá a duração de um ano e procurará alcançar três grandes objetivos:
- Chamar a atenção da opinião pública para os investimentos europeus
- Divulgar o papel da UE no desenvolvimento económico e social
- Aumentar a confiança na própria Comissão Europeia
A campanha foca-se em projetos do Plano Junker – Plano de Investimento para a Europa, que em Portugal prevê investimentos europeus na ordem dos 1,2 mil milhões de euros.
Portugal é um dos 14 países onde a Comissão Europeia pretende mostrar as vantagens de pertencer à UE, com casos concretos de empresas e pessoas que estão melhor do que antes com a ajuda dos Fundos da União Europeia.
A campanha estará presente em outdoors, gravação e difusão de vídeos com os responsáveis de projetos (que funcionarão como embaixadores da campanha) e principalmente nas redes sociais.
O responsável do gabinete de comunicação estratégica da Comissão Europeia, Renaud Soufflot de Magny, explica à TSF que a meta é perceber que “a Europa não é algo externo ou uma bolha abstrata em Bruxelas… mas que as decisões que ali são tomadas têm resultados concretos nas nossas vidas do dia-a-dia“.
O responsável da Comissão sublinha que pretende chegar sobretudo àqueles que não têm opinião sobre a UE e acrescenta que, apesar de a campanha ter sido planeada antes do referendo que ditou a saída do Reino Unido, é óbvio que no contexto atual é preciso “mais do que nunca mostrar os efeitos positivos da União Europeia“.
Consulte mais informação sobre a campanha #InvestEU e conheça os casos de sucesso em:
Fonte: CE-InvestEU/TSF