Já se encontram disponíveis para consulta e download as Apresentações efetuadas na página do seminário “Fi – Compass: Financial Instruments devilering ESI Funds” que teve lugar em Lisboa, no passado dia 18 de janeiro.
A iniciativa, organizada pela Comissão Europeia e o Banco Europeu de Investimento, faz parte de uma série de seminários abrangendo 25 Estados-Membros da União Europeia, sendo que os restantes realizaram-se nos dias 21 em Ljubljana – Eslovénia, 25 de Janeiro em La Valletta – Malta e 27 de Janeiro em The Hague – Holanda.
O Fi-Compass é uma plataforma única para serviços de consultoria sobre instrumentos financeiros no âmbito dos FEEI – Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, suportada pela Comissão Europeia em parceria com o Banco Europeu de Investimento, cujo ponto de contacto em Portugal é a AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, IP.
No âmbito da sua atividade, o Fi-compass tem vindo a realizar seminários, dirigidos às Autoridades de Gestão e outros stakeholders na atribuição de FEEI através de instrumentos financeiros, para melhor compreensão das vantagens que estão associadas à sua utilização, divulgação do aconselhamento e apoio sobre a matéria que encontram nesta plataforma. É também possível a partilha de experiências na utilização de instrumentos financeiros pelos diferentes Estados Membros, permitindo o diálogo e aprendizagem entre todos os participantes.
O objetivo deste seminário, dia 18 de janeiro em Lisboa, foi proporcionar às partes interessadas a oportunidade de aprender mais sobre as vantagens, características e adequação dos instrumentos financeiros para atingir os objetivos no âmbito dos FEEI, com um foco específico sobre as prioridades temáticas de Portugal. O encontro organizou-se em torno de uma sessão plenária, incluindo a apresentação de estudos de caso, bem como por umworkshop para aprender e discutir os desafios técnicos relativos à concepção e montagem de instrumentos financeiros.
Os representantes da Comissão Europeia, o Grupo Banco Europeu de Investimento, bem como peritos nacionais que partilharam a sua experiência e know-how na implementação de instrumentos financeiros dos FEEI na prática.
Este evento de aprendizagem revelou-se particularmente útil para as Autoridades de Gestão e outras autoridades públicas e as partes interessadas do setor privado que lidam com instrumentos financeiros no âmbito do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, FC – Fundo de Coesão, FSE – Fundo Social Europeu, FEAMP – Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, e do FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.