Terminam em Setembro os prazos para apresentar candidaturas de 2016 do Programa LIFE de acordo com um calendário e forma de submissão específicos, consoante se trate de uma candidatura a um projeto tradicional, a um projeto preparatório, a um projeto integrado ou a um projeto de assistência técnica.
O Programa LIFE contribui para o desenvolvimento sustentável e para a consecução dos objetivos e metas da Estratégia Europeia 2020, para o 7.º Programa de Ação em matéria de Ambiente e para apoio a outras estratégias e planos relevantes da UE em matéria de ambiente e clima.
A apresentação de candidaturas está aberta a todas as entidades legais registadas na União Europeia; e os beneficiários poderão ser tanto organismos públicos, como organizações comerciais privadas ou não comerciais privadas, incluindo organizações não-governamentais (ONG).
Os projetos a apresentar devem contribuir, entre outros temas, para o ambiente e gestão eficiente de recursos, para a governança e informação, quer se tratem de ações de informação, de consciencialização e de disseminação de boas práticas ou para a identificação de boas práticas, projetos piloto ou projetos demonstrativos na área da mitigação às alterações climáticas.
Caso pretenda apresentar uma proposta sugere-se a consulta da documentação disponível no sítio da Comissão Europeia – Ambiente, já que os documentos do concurso são específicos para cada tipologia de projetos.
Em Portugal a dinamização e divulgação do Programa LIFE está a cargo da Agência Portuguesa do Ambiente, em cujo sítio pode encontrar mais informações sobre o Programa e contactos de apoio à elaboração de candidaturas.