O projeto ‘GREENFUTURE’, apoiado por fundos europeus, pretende especializar pequenas e médias empresas no design, construção e manutenção de soluções de cobertura e fachadas verdes, que servirão para adaptar as cidades às alterações climáticas e para torná-las mais resilientes face aos seus efeitos.

GREENFUTURE é um projeto cofinanciado pelo Programa COMPETE 2020, que se destaca na inovação no campo das coberturas e fachadas verdes, do qual resultou uma plataforma que pretende ser um espaço agregador de informação técnica e científica que venha a ser útil para as pequenas e médias empresas em Portugal.

Nessa plataforma, todos os técnicos que estejam envolvidos no mercado das coberturas e das fachadas verdes podem encontrar informação técnica e científica relevante, incluindo, em breve, alguns casos de estudo e ferramentas de apoio ao design e à estimativa dos potenciais benefícios associados às soluções.

Atualmente o aumento das áreas urbanizadas e da densidade populacional nas cidades tem vindo a tornar os centros urbanos em zonas cada vez mais vulneráveis aos efeitos das alterações climáticas.

Neste sentido, o GREENFUTURE ajuda na adoção de medidas imediatas que permitam mitigar ou adaptar as cidades a esta realidade, transferindo conhecimento científico e tecnológico para as PME que atuam no mercado de coberturas e fachadas verdes, para o desenvolvimento e a implementação de soluções que potenciam uma maior sustentabilidade ambiental e resiliência climática das áreas urbanas.

As soluções baseadas na natureza (NBS, do inglês Nature Based Solutions) têm vindo a ser apontadas como possíveis soluções para a criação de ambientes urbanos mais sustentáveis e resilientes.

Entre estas soluções, destacam-se as coberturas e as fachadas verdes, que podem aportar benefícios para edifício, através da melhoria do isolamento térmico e acústico, e para o ambiente urbano, através da retenção de água da chuva (amortecendo os picos de cheia), da mitigação do efeito da ilha de calor urbano, da melhoria da qualidade do ar e do aumento da biodiversidade.

O projeto GREENFUTURE tem como promotor o Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, da Universidade de Coimbra.

 

Fonte: Itecons