A IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento, S.A. abriu dois novos concursos para selecionar intermediários financeiros de instrumentos suportados por Programas do Portugal 2020, com vista ao investimento em Pequenas e Médias Empresas (PME) nas fases iniciais de ciclo de vida – seed, startup e second rounds.
O concurso IFD-FC&QC-BA-01/16, que decorre até 26 de junho, destina-se à seleção e cofinanciamento de Entidades Veículo de Business Angels, tendo como objetivo o reforço de capitais próprios das PME em fase de arranque e do empreendedorismo. O Fundo financia Business Angels, que, por sua vez, investem em PME.
O concurso IFD-FC&QC-FCR-01/16, que decorre até 9 de agosto, destina-se à seleção e financiamento de Fundos de Capital de Risco, os quais são geridos por sociedades gestoras de fundos, e tem como objetivo o investimento em projetos empresariais em fase de arranque ou de expansão.
Neste caso, o Fundo participa em fundos de capital de risco ou outros instrumentos financeiros de capitalização, que, por sua vez, investem e/ou financiam as PME.
O concurso para seleção de um Fundo de Contragarantia, no âmbito da Linha de Crédito com Garantia Mútua, IFD 2016-2020 – IFD-FD&G-LCGM-01/16, aberto no passado dia 30 de março, encontra-se agora na fase de avaliação de propostas, estimando-se a sua operacionalização, junto das PME, durante o mês de junho.
A IFD estima que estas linhas de financiamento, comparticipadas pelo Portugal 2020 no âmbito dos Programas Operacionais Regionais do Algarve, Alentejo, Centro, Lisboa e Norte e pelo POCI – COMPETE 2020, venham a potenciar um financiamento às PME superior a 1.500 milhões de euros.