AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, acaba de criar uma marca para promover os talentos emergentes do sector. A “Portuguese Jewellery Newborn” será a sua rampa de lançamento para o mercado, nacional e internacional com apoio dos Fundos da União Europeia.

A “Portuguese Jewellery Newborn” irá funcionar como “uma marca ‘umbrella’ para várias acções que serão promovidas pela AORP, desde apresentações aos media, até à presença em feiras internacionais”, explica Fátima Santos, secretária-geral da AORP, acrescentando que “a associação dará apoio institucional e financeiro a todas as ações, através do programa de financiamento Portugal 2020” – o Acordo de Parceria entre Portugal e a Comissão Europeia que reúne a atuação dos cinco Fundos Europeus Estruturais e de Investimento: FEDER, Fundo de Coesão, FSE, FEADER e FEAMP.

Muitas destas novas marcas “estão a dar os primeiros passos e, na sua maioria, contam com estruturas pequenas e investimento próprio”, lembra a secretária-geral da AORP salientando que, precisamente, o objetivo desta iniciativa da associação é o de “criar plataformas para a sua promoção nacional e internacional e, por outro lado, fomentar a criação de sinergias e a partilha de experiências entre eles”.

O que se pretende é que “sob esta marca, os designers ganhem representatividade e impacto, preservando sempre a sua identidade e marca próprias”, salienta ainda a secretária-geral da AORP. E acrescenta: “No fundo, é uma rampa de lançamento, que cria as bases para a sua afirmação a nível nacional e internacional e lhes permite alcançar palcos e públicos que, por si só, teriam maior dificuldade”.

A dar os primeiros passos, a “Portuguese Jewellery Newborn” irá ter “um alcance gradual” que, nesta primeira fase, começa em casa. Mas a promessa do mercado internacional será concretizada “rapidamente” e a distância temporal não vai além do início Setembro, mais concretamente com uma participação na BIJORHCA, o salão internacional de joalharia e relojoaria de Paris.

Como diz Fátima Santos, “a joalharia portuguesa está a atravessar uma fase de renovação”. Uma nova fase que é protagonizada por jovens criadores que, com as suas novas abordagens a nível de design, novas técnicas e novas formas de promoção e comercialização das suas marcas, estão a abrir novos caminhos à joalharia portuguesa e a dar um novo impulso ao sector.

Fonte: Económico online