No próximo dia 16 de fevereiro vai ser apresentado, no salão nobre da Câmara de Penela, o Netefficity projeto demonstrador que vai lançar em Portugal um conceito inovador de comunidade sustentável com a criação das Comunidades S.
O Netefficity é cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, e resulta da conjugação da experiência e dos conhecimentos sobre Eficiência Energética da Virtual Power Solutions, líder do consórcio, juntamente com o conhecimento científico do grupo de investigação GECAD do ISEP e com a experiência da Energia Simples.
O Netefficity funciona, numa primeira fase, nos municípios de Penela e Alfândega da Fé e, além das questões relacionadas com a Eficiência Energética em edifícios municipais, o projeto destina-se também aos munícipes oferecendo-lhes uma solução de gestão de energia para as suas casas.
O objetivo é possibilitar a partilha da energia produzida de fonte renovável nos edifícios municipais nos períodos em que eles não tenham tantas necessidades energéticas.
Na qualidade de um dos concelhos selecionados para testar e demonstrar os benefícios ambientais, económicos e sociais deste conceito inovador, Penela parte para esta missão com a ideia de proporcionar a redução da factura energética, ao mesmo tempo que se abre caminho para a auto-suficiência neste campo.
Fonte: Diário de Coimbra/COMPETE2020/VPS