Portugal vai ter um novo grande centro de investigação de excelência. O futuro Centro de Investigação Multidisciplinar de Excelência em Medicina Regenerativa e de Precisão vai ser criado no seguimento de uma candidatura nacional ao concurso europeu ‘H2020-Widespred: TEAMING’, no âmbito do Programa HORIZONTE 2020.
O Centro de Investigação de Excelência em Medicina Regenerativa e de Precisão vai focar-se em investigação multidisciplinar, que será traduzida em métodos inovadores a serem aplicados na prevenção e no tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neuro-degenerativas e cardiovasculares.
O novo centro de investigação resulta de uma parceria entre cinco universidades nacionais – Minho, Porto, Aveiro, Lisboa e Nova de Lisboa, e a britânica UCL – University College London, líder mundial em Ciências e Tecnologias da Saúde.
O projeto vai contar com o financiamento do Programa da Comissão Europeia HORIZONTE 2020, da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia e de três Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional: Norte, Centro, e Lisboa e Vale do Tejo, representando um investimento de cerca de 100 milhões de euros, nos próximos sete anos.
O futuro centro vai ficar sediado no Avepark – Parque de Ciência e Tecnologia em Guimarães, com pólos nas universidades de Aveiro, Porto e Lisboa, passando a fazer parte do Roteiro Nacional de Infra-estruturas Científicas, promovido pela FCT, denominado “TERM Research Hub”.
“A criação deste centro deverá ter um efeito estruturante na ciência portuguesa, podendo dar origem muito rapidamente ao maior e mais produtivo centro de investigação baseado em Portugal. Deverá também ter condições únicas para atrair talento científico internacional“, realça a Universidade do Minho, em comunicado.
A mesma instituição universitária enfatiza que a criação deste centro “envolve alguns dos melhores centros I&D do país”, todos classificados pela FCT com “Excelente” ou “Excepcional“.
O novo centro de excelência em Medicina Regenerativa deverá vir a ser um dos maiores centros de investigação da Europa em engenharia de tecidos humanos, medicina regenerativa, biomateriais e células estaminais.