Foram hoje anunciados pela Comissão Europeia os projetos vencedores do Europa Nostra – Prémio da União Europeia para o Património Cultural 2016, onde se encontram duas iniciativas portuguesas.
Os projetos foram distinguidos pelos seus contributos exemplares em quatro categorias: Conservação, Investigação, Serviço Dedicado ao Património, e Educação, Formação e Sensibilização.
Os júris constituídos por peritos independentes analisaram um total de 187 candidaturas, apresentadas por organizações e indivíduos de 36 países de toda a Europa, e selecionaram os vencedores.
Entre os 28 vencedores de 16 países do mais importante Prémio Europeu no domínio do Património encontram-se as iniciativas portuguesas:
|| Reabilitação da Catedral e Museu Diocesano de Santarém, na categoria Conservação;
|| Projeto de desenvolvimento sustentável do Planalto do Mourela no Parque Nacional da Peneda-Gerês, na categoria Educação, Formação e Sensibilização.
A partir de agora, cidadãos de todo o mundo podem votar online para o Prémio do Público e angariar apoios para os projectos do seu país ou de outro país da Europa.
Os projetos escolhidos pelos júris são excelentes exemplos de criatividade, inovação, desenvolvimento sustentável e participação social no domínio do Património em toda Europa.
Entre as iniciativas premiadas em 2016, encontram-se: em Espanha, a reabilitação de um caminho suspenso construído nas encostas íngremes de um desfiladeiro, que tornou acessível a todos os visitantes uma paisagem de extraordinária beleza natural, atraindo deste modo uma nova vaga de turismo para a região; na Holanda, o desenvolvimento de um estilo industrial de digitalização, que possibilitou a digitalização de cerca de 9 milhões de espécimes zoológicas, botânicas e geológicas da Europa e de outros continentes, de valor incalculável para os investigadores de todo o mundo; na Bósnia-Herzegovina, a dedicação dos funcionários de um museu nacional que, durante três anos, trabalharam gratuitamente para manter o museu aberto numa situação política difícil; e na Finlândia um projeto de sensibilização que encoraja os cidadãos a “adoptar” monumentos com significado histórico e cultural nas suas comunidades, promovendo a sua conservação e reabertura ao público. Pela primeira vez foi atribuído um prémio a um notável projeto da Islândia: a reabilitação e conversão do Hospital Francês de Faskrudsfjordur num museu.
A cerimónia de entrega dos Prémios, que conta com a participação do Comissário Europeu para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics, e de Plácido Domingo, terá lugar na noite de 24 de Maio, no histórico Teatro da Zarzuela, em Madrid.
O evento reunirá cerca de 1.000 convidados, incluindo profissionais e voluntários na área do património de toda a Europa, bem como Altos Representantes da União Europeia, do país de acolhimento e de outros Estados-Membros.
Durante a cerimónia, serão ainda anunciados os sete vencedores do Grande Prémio, recebendo cada um 10.000 euros, e também o vencedor do Prémio do Público, escolhidos entre os 28 premiados deste ano.
Todos os vencedores apresentarão os seus projetos na Feira de Excelência, na manhã de 24 de Maio na sede do Colégio de Arquitectos de Madrid, e participarão em diversos eventos realizados durante o Congresso Europeu do Património Cultural, que terá lugar em Madrid de 22 a 27 de Maio, organizado pela Europa Nostra no âmbito do seu projecto ‘Mainstreaming Heritage’, que tem o apoio do programa Europa Criativa da União Europeia.
Consulte aqui mais informações sobre os projetos portugueses e os Prémios Europa Nostra.