Foi hoje publicada, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 84/2016 que aprova o CITec – Programa Capacitar a Indústria Portuguesa, enquanto instrumento fundamental da passagem de conhecimento das instituições de ensino superior para as Empresas.

O Programa do XXI Governo Constitucional e o Programa Nacional de Reformas destacam a promoção da Inovação na economia Portuguesa como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das Empresas.

Este novo Programa tem como objetivo garantir condições aos Centros de Interface Tecnológico (CIT) para trabalharem mais e melhor com as empresas, tendo como contrapartida a exigência da sua atuação refletida na avaliação dos seus planos de atividades, e a definição de metas de médio-longo prazo.

Adicionalmente, o programa de capacitação dos CIT deve ser complementado por formas diversificadas de colaboração entre as instituições científicas e académicas, as empresas e os próprios CIT, a estimular pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I. P., designadamente na forma de laboratórios colaborativas.

O Programa em causa será, pois, dirigido à prossecução de três áreas de atuação fundamentais:

  • O reforço financeiro das atividades e estruturas dos CIT
  • O reforço de recursos humanos altamente qualificados para os CIT, pela captação de recursos humanos altamente qualificados
  • A promoção do desenvolvimento de novas áreas de competências, incluindo as respeitantes à eficiência energética, à promoção da economia circular e à digitalização da economia

Para além do papel dinamizador do sistema de inovação e dos Centros de Interface Tecnológico, este programa visa ainda promover os objetivos estabelecidos no Acordo de Parceria do Portugal 2020, no que respeita à Promoção do Crescimento e do Emprego.

Finalmente, salienta-se a transversalidade deste programa de apoio aos CIT, que contempla medidas do Ministério da Economia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Ministério do Ambiente e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, dentro das respetivas áreas de competência, e que constitui assim expressão de uma conjugação de esforços no seio do Governo no sentido de promover a disseminação do conhecimento junto das empresas enquanto fator essencial para a competitividade da economia portuguesa.

No contexto atrás descrito, foi assim criado o programa específico de capacitação dos CIT que permita ultrapassar o défice de financiamento e de recursos humanos afetos a estas entidades e lhes confira assim a capacidade de se concentrarem no desenvolvimento, valorização e transferência de novas tecnologias para as empresas, disponibilizando a estas soluções cada vez mais inovadoras e, como consequência, reforçando a sua competitividade no cenário internacional.

Consulte o documento AQUI:

| Resolução do Conselho de Ministros n.º 84/2016 – D.R. n.º 243/2016, Série I de 2016-12-21

Fonte: D.R. n.º 243/2016, Série I de 2016-12-21